Capa journal com Camila Donnola.

Olá a todas,

Aqui é a Camila Donnola e eu quero compartilhar mais uma ideia com a coleção Asas para o amanhã.


Deixei um vídeo explicativo com o passo a passo e abaixo as imagens ilustrando todos os detalhes também.


Dessa vez, vou sugerir mais uma forma de usar os cadernos que fazem parte da coleção, criando uma capa diferente.

Pra começar, preciso contar uma coisa para vocês: eu escrevo com a mão esquerda e sempre acho que a lateralidade modifica a forma como vemos as coisas. Então, vou fazer com vcs uma capa aberta de forma incomum, que seria mais “simples” pela ótica de uma canhota.

Se vc preferir a capa do jeito tradicional, é só inverter as peças de chipboard que funciona da mesma forma .

Vamos là! Pra começar, cortei 5 pedaços de chipboard com as seguintes medidas:


2,5x19cm; 2,0x19cm; 9,7x19cm; 2,5x19cm e 8,8x19cm


Lembro que, quando falamos em medidas, a largura vem primeiro e depois a altura, ok?!

Ah, outra particularidade desse projeto é que não usei cola líquida, só fita adesiva, dupla face e cola e fita. Essa é uma sugestão para projetos que precisam ficar prontos rápido e não umedece o papel, então fica tudo bem retinho.

Eu prendi os cortes de chipboard com fita adesiva de papel, pode ser fita crepe ou aquela Craft que foi a que usei. Sempre deixo uma distância de mais ou menos 2 milímetros entre pedaço e outro pra permitir o fechamento do álbum. Arredondei os cantos da peça de 8,8 cm de largura para um charme extra.

Depois de fixar os chipboards, com o cuidado de alinhá-los, colei o papel que escolhi para a capa, rosa de listras e flores. Comecei pela lateral menor fui colando e ajustando com a cola em fita.


Refilei tudo com a régua de encadernar de 1,5cm. Nos cantos retos, usei a ferramenta fio de cabelo e nos arredondados deixei com 1,5cm e arredondei o papel com tesoura e fiz picotes quase até o encontro do papel com o chipboard.





Virei todos os lados para dentro, colando com a cola em fita. Para o interior da capa usei dois pedaços do papel de notas musicais de 8x 18,8cm e 14x 18,8cm. O pedaço menor, arredondei dois lados e colei atrás da parte de 8,8cm de largura. O maior, colei na lateral oposta.






Na lombada que ficou desencapada, usei um pedaço de papel com 5x18,8cm. Fiz isso para aproveitar melhor o papel, mas vocês podem usar um pedaço somente em tudo, nesse caso com 25,3x18,8 cm.







Colei tudo com a cola em fita tendo o cuidado de colar uma parte do mini de cada vez e sempre passando bem a dobradeira nos vincos.

O bolso do caderno eu fiz com um papel de 10,5x8,5cm, dobrando três laterais em meio centímetro. E colei na parte mais larga da base.




Meu mini álbum foi feito com 4 pedaços de papel. 3 de 18,2x18cm e um com 30,5x18cm (o vegetal). Os 3 papéis da coleção, eu dobrei ao meio no lado de 18,2 cm e o papel vegetal, dobrei ao meio na largura e fiz bolsos laterais usando um dos papéis decorados como molde. Juntei os papéis de dois em dois e costurei com costura borboleta de cinco furos.





Fiz o fechamento do álbum com velcro autocolante 3 decorei a capa conforme as fotos. O passo a passo do shaker está no meu instagram @camila.donnola . Para dar volume em alguns elementos da capa, boleei as bolinhas, flores, folhagem e coração e colei alguns com pedacinhos de fita espuma.













Seu mini-álbum está prontinho pra te acompanhar em alguns dias de aventura pela natureza.



































Quem quiser conhecer mais sobre meus projetos e novidades me sigam no Instagram

Camila Donnola



25 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo