Layout: Siga suas asas por Camila Donnola.

Olá, aqui é a Camila e eu estou muito feliz por criar com essa Coleção Asas para o amanhã.

Para o meu primeiro projeto, eu resolvi fazer um layout com muito Mixed media e aproveitamento dos itens do kit. Ao olhar os papéis pela primeira vez imaginei um projeto fazendo referencia às asas e, logo, ao céu e me inspirei pelos recortes de chipboard e pelos die cuts de nuvens.




Resolvi fazer um arquivo de corte de nuvens em formatos e tamanhos variados e cortei na minha Silhouette. O arquivo é um presente para vocês que podem baixar ele aqui.

nuvens
.pdf
PDF • 380KB

Ele está num formato que você pode usar nas máquinas de corte ou imprimir e cortar com a tesoura. Eu recortei as nuvens nos papeis que vem nos envelopes do kit, aproveitando, assim, os papéis menores e com pequenos rasgos de cola ou fita adesiva.

Usei em todo projeto alguns produtos de mixed media. Vou dar algumas sugestões: mas vocês podem usar os azuis que tiverem em casa. Primeiro, fiz tinta em spray com dois tons de tinta metálica (usei as cores azul baby e azul mistério da Silverbright). Misturei um pouquinho de tinta em uma garrafinha de água até a cor ficar como eu imaginei. Além disso, usei carimbeiras "Distress Oxide" em três tons de azul (salty ocean, peacock feathers e chipped sapphire). Finalmente, usei cera para pátina que pode ser a importada ou a nacional em tons azuis esverdeados e furta cor.

Ah!!!, também uso no projeto tinta acrílica branca, pasta de modelagem e uma pasta perolada que pode ser stencil paste ou qualquer pasta densa iridescente.


Trabalhei em duas fases, primeiro nas nuvens recortadas. Usei o papel de seda que veio no kit como base porque as sobras de tintas que ficarão nele vão ajudar a gente a aproveitá-lo depois. E trabalhei as nuvens de diversas formas: usei os dois sprays alternadamente, carimbei com o carimbo do kit e as carimbeiras, usei o estêncil de notas musicais com carimbeiras e com as pastas. Misturei as pastas com tinta acrílica para colorir e usar com o estêncil. Dei batidinhas com a pasta de modelagem para fazer volume, passei a cera em movimentos circulares para fazer um efeito brilhante. Enfim, o céu é o limite! Ah!!!, também preparei um shaker box com um das nuvens que cortei só o perfil, cortei duas camadas de chipboard e um fundo no mesmo tamanho.


Comecei a preparar a base. Usei o papel de notas musicais e o papel de tracinhos azuis e em tons terrosos para a base. O papel de fundo branco, cortei um quadrado de 28x28 cm e colei em uma folha de chipboard de 26x26cm com cola em toda a extensão do chipboard, bem espalhada. O papel de fundo azul, cortei uma moldura de 2,5cm pelo tamanho do papel, para aproveitar o meio do papel em outro projeto depois . Colei de forma centralizada no papel da frente e colei mais uma camada de chipboard de 28x28cm. O chipboard serve para dar estabilidade ao papel de scrap e não deixar ele ondular quando entrarmos com as tintas.



Agora é hora de montar o layout. Eu decidi colocar os elemento no centro do papel compondo com o fundo trabalhado. Arrumei os elemento ainda soltos para testar a disposição. Inclui alguns die cut e recortes de chipboard, além da minha foto. Coloquei uma camada de chiboard atrás da foto e uma camada do papel de seda manchado de tinta. Também coloquei pedaços das nuvens entre uma camada e outra do papel de fundo. Quando estou safisfeita com a composição, começo a colar as nuvens que quero junto ao papel e coloco algumas outras em camadas mais altas, usando pedacinhos de chipboard para “levantá-las”. Também monto meu shaker box, colando acetato na moldura de nuvem e colando as camadas de chipboard e o papel de fundo. É preciso colar em toda a volta para que os elementos não caiam do shaker. Com a composição básica montada, você pode incluir itens extras como pedrinhas, botões, etc. Eu decidi colocar pompons e uma nuvem de arame feita na ferramenta HappyJig.


Deixei a base secar um pouco debaixo da base de corte pra ela ficar bem retinha e comecei a trabalhar nela. Comecei distressando em volta das duas camadas com meu estilete para que as bordas dos papéis ficarem com a aparência de degastadas. Em seguida, passei as 3 carimbeiras com uma esponja. Então, eu peguei um pedaço de papel macio ( um lenço ou papel toalha ) e esfreguei um pouco da cera numa faixa horizontal no centro do papel. O propósito é diminuir a permeabilidade do papel às tintas. O próximo passo é fazer algumas nuvens no papel do fundo. Usei o negativo das nuvens cortadas da mesma forma que trabalhei nas nuvens. Foquei nos espaços um pouco acima e abaixo da faixa onde passei as ceras.

Também usei uma gaze que tingi com a tinta . Eu desfiei a gaze e coloquei pedacinhos espalhados pelo layout para incluir mais um elemento. Ah!!!, escolhi um botton do kit e também incluí na composição.

Como detalhes finais, usei a pasta de modelagem para dar batidinhas em alguns pontos do layout e dar mais a impressão de “nuvem”, salpiquei tinta acrílica branca com uma escova de dentes e espalhei algumas gotinhas de Nuvo drops transparente. Assim, está pronto nosso layout cheio de camadas, texturas e volumes.


Divirtam-se e nunca esqueçam que scrap é pra ser feliz!

@camila.donnola





Posts recentes

Ver tudo