Layout Mandala Scrapbook por Carolina Baiocchi.
- Camila Camargo - VidaAdentro

- há 1 hora
- 3 min de leitura

Olá, tudo bem com vocês?!
Quando recebi o convite para criar com a coleção Arte terapia fiquei muito emocionada e feliz.
Que delícia poder unir duas coisas que sou apaixonada num só lugar!
O processo terapêutico pode ser potencializado com o uso da arte, isso é incrível. Agora imagina unir o scrapbooking com tudo isso?! Ah vai, não tem como não se emocionar.
Logo que os papéis dessa coleção linda chegaram pra mim eu me lembrei das mandalas, mas o que é isso?!
Um forma simples de explicar é : mandalas são desenhos em formato circular. Uma palavra vinda do sânscrito, que significa círculo, conclusão ou essência.
O uso da confecção de mandalas no processo terapêutico é utilizado como ferramenta para um encontro entre questões do inconsciente com o consciente. Quem trouxe nossa atenção para isso foi Carl Jung, que através de sua própria experiência observou que desenhos feitos por ele estavam carregados de questões emocionais.
Então, vamos a minha proposta, utilizando a coleção Arteterapia criar um projeto de scrapbooking utilizando uma mandala. O tamanho escolhido foi, 15 x 20,5 cm
(tamanho snap). Para iniciar, com a ajuda de um compasso, risquei um círculo de mais ou menos 13 cm de diâmetro. Para essa página decidi usar um fundo todo branco, já que minha mandala será bem colorida.

No Papel com um “arco-íris” desenhado separei as cores dessa forma e com a ajuda de um furador circular fui fazendo vários círculos com as cores. Precisei ser bem precisa para retirar o maior número de círculos possíveis de cada cor, já que não sabia de quantos iria precisar.
O tamanho desse furador pode variar não tem problema tá.

Agora cortei esses círculos ao meio e comecei minha mandala de fora para dentro. Utilizando pouca cola, apenas nas pontas de fora, para depois poder escorregar a próxima linda de semi círculos nessa primeira.
Aqui gostaria de trazer uma reflexão, posso?! Kkk Se quiser venha comigo, caso não queira “ filosofar” pode pular para a próxima etapa kkk.
Utilizar círculos que depois são cortados ao meio e depois no final completar uma madala me lembra o processo terapêutico, onde vamos criando uma narrativa de nossas partes e finalmente conseguimos chegar a um todo. Fragmentos de nós mesmo são observados atentamente para esse exercício.
Começar de fora para dentro também me lembra o processo de autoconhecimento que travamos num processo terapêutico. Começamos com questões mais superficiais de nós mesmos e vamos adentro camadas mais.


O próximo passo vai ser ir completando o círculo de dentro e assim por diante. Até chegar ao centro. Peço desculpas por que esqueci de fotografar todos os passos kkk e aproveito para trazer mais um reflexão.
"Quando estamos conectados com nós mesmo, fazendo uma atividade que gostamos muito ficamos super focados, podemos usar a palavra mindfullness aqui também ou estado de Flow". Isso significa que ficamos tão absorvidos pela atividade que esquecemos de tudo em volta.

Para nossa segunda página, trouxe o título grandão com o nome da coleção.
Usei um fundo colorido no tamanho 15 x 20,5 cm e um branco menor para fazer uma moldura legal.



Fiz uma proposta de foto recortada para dar ainda mais irreverência para o projeto. Com a tesoura recortei só a minha figura da foto.
Escolhi vários elementos que me chamaram atenção e completei o design.
Escolha os que fizerem mais sentido para vocês! Somos diferentes ( graças a Deus) e podemos gostar de elementos diferentes. O importante é trazer para o projeto aquilo que te chama.




Olha que resultado mais fofinho!
Nossas pagininhas vão ficar lindas juntas no álbum snap.
Quer ver mais projetos de scrapbooking? Me acompanhe no Instagram:







Comentários